Cães Sem categoria

Adestramento para cachorros: saiba como funciona

Cachorros são seres incríveis: adoram dar e receber carinho, nos recebem em casa como se fôssemos estrelas do rock, alegram nossos dias e nos enchem de amor. Mas também podem também destruir móveis, fazer xixi no lugar errado ou até atacar outros cães ou pessoas. Mas fique tranquilo: todos esses comportamentos inadequados do seu melhor amigo podem ser resolvidos com o adestramento!

 

O que é o adestramento para cachorros?

 

O adestramento é um tipo de treinamento comportamental para seu cão. Por meio dele, é possível ensinar truques, disciplinar maus comportamentos e ensinar hábitos novos para seu pet.

Você pode não perceber, mas ensinamos coisas aos nossos animais o tempo todo. Se você chega em casa e dá atenção ao seu cão enquanto ele pula e late, está ensinando a ele que gosta desse comportamento, então ele ficará cada vez mais agitado quando você se aproximar do portão. Ao contrário, se você só fala ou acaricia seu cão quando ele se acalma e para de pular, está reforçando o comportamento calmo dele. Isso é adestramento.

 

Quando iniciar o adestramento dos cães?

 

Não existe limite de idade. Mesmo cães mais velhos e até idosos podem aprender novos truques através do adestramento. Mas, sem dúvidas, o melhor momento para iniciar o treinamento é quando o cãozinho ainda é filhote. Isso porque ele ainda não adquiriu hábitos e comportamentos inadequados, portanto treiná-lo seria como preencher uma tela em branco.

 

Como adestrar um cachorro?

 

Uma das formas de adestramento mais recomendadas é o adestramento positivo, ou reforço positivo. Esse tipo de treinamento é baseado na recompensa pelo bom comportamento, na maioria das vezes com ração ou petiscos.

O treinador ensina o comando e, cada vez que o cão acerta, ele recebe a recompensa. Se errar, não há castigo ou bronca – o treinador apenas repete o comando até que o cão acerte e seja recompensado.

Mas, para ser eficaz, o adestramento deve ser contínuo, ou seja, nunca deve parar. Isso não significa que você precise pagar um adestrador para o resto da vida – até porque boa parte do treinamento pode ser feito pelo próprio tutor. Mas, sendo o cão adestrado por um profissional ou pelo dono, o reforço dos comandos aprendidos deve ser feito constantemente, ou o cão pode se esquecer do que aprendeu.

 

Comandos básicos do adestramento para cachorros

 

Se você quer começar a ensinar alguns comandos básicos para seu cão, veja essas dicas:

 

 

 

    1. SentaSegure um petisco bem saboroso na frente do seu cão e movimente-o para trás, em direção ao rabo do animal, enquanto diz “senta”. Isso o fará inclinar a cabeça para trás e, naturalmente, sentar. Quando ele acertar, dê o petisco para ele.

 

 

    1. DeitaSegue a mesma lógica do sentar: nesse caso, segure o petisco e abaixe a mão, fazendo o cão acompanhar seu movimento com a cabeça e, depois, com o corpo, até que ele esteja deitado, repetindo o comando “deita”. Quando ele acertar, dê o petisco para ele.

 

 

    1. Dá a patinhaMostre a palma da mão para seu cãozinho, repetindo o comando “dá a patinha”. Faça isso até que ele coloque a pata na sua mão, então dê o petisco como reforço positivo.

 

 

 

Agora que você já sabe mais sobre adestramento para cachorros, compre petiscos saborosos em nosso site e inicie o treinamento do seu pet agora mesmo.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading