música para cachorro
Cães Saúde & Bem estar

Música para cachorro: saiba como acalmar seu pet

A música é um dos elementos mais presentes nas nossas vidas, com registros na civilização desde a Pré-história. Com influência em todas as culturas, a música é parte integrante da vida em sociedade, provocando efeitos e reações na nossa sensibilidade, ânimo e sentimentos.

O que talvez nem todos conheçam a fundo é o impacto positivo que a música para cachorro proporciona na saúde deles, se utilizada corretamente.

Como o som é uma parte importante do ambiente dos animais, os cachorros, especialmente, contam com um aparelho auditivo privilegiado. Dessa forma, eles ficam sensíveis a determinadas canções.

A depender do estímulo sonoro a que é submetido, o cão pode se sentir mais relaxado e aliviado.

Sendo assim, entenda de que forma a música para cachorro pode ajudar a acalmar o seu pet.

 

Estados de alerta e de repouso

Do mesmo modo que alguns barulhos, como a explosão de rojões, podem induzir um estado de ansiedade do animal, uma música relaxante pode provocar efeitos de relaxamento no cãozinho, ajudando a acalmá-lo.

De acordo com pesquisa realizada pela instituição Queens University Belfast, da Irlanda do Norte, a exposição à música clássica é extremamente benéfica para os cães.

No teste realizado com mais de 1000 cachorros, se comprovou que ao ouvirem música clássica eles passaram a ficar mais calmos, amáveis e sociáveis, além de latirem menos.

A mesma constatação foi observada por cientistas da Universidade Veterinária de Viena, na Áustria, ao projetarem que 85% dos cães apresentam níveis de estresse reduzidos quando estimulados a ouvirem música clássica.

O entendimento científico é que uma música relaxante influencia diretamente nos estados de alerta e de repouso do animal, que são controlados pelo sistema nervoso autônomo, responsável pela diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Nesse sentido, seja para um cão mais agitado, triste, nervoso ou ansioso, a música, em alguns casos, pode desempenhar uma função aliviante, sendo um calmante natural para o pet.

 

Como escolher a música para cachorro ideal?

É muito importante ter em mente que a escolha da música para acalmar o cãozinho deve ser feita cuidadosamente. Afinal, alguns ritmos podem estressá-lo ainda mais, provocando o efeito contrário do que se espera.

Sendo assim, o indicado é que se descarte do repertório as músicas mais agitadas, com instrumentos e sons que podem tirar a concentração do cachorro.

Por isso, a opção mais segura é a música clássica, que comprovadamente é benéfica para o animal. Porém, é preciso atentar que nem todas as músicas clássicas são iguais e provocam a mesma sensação de relaxamento.

A melodia da música clássica ajuda a reduzir os níveis de estresse do bichinho. Com isso, ele fica mais relaxado, desde que seja executada em um volume adequado.

Por mais benéfico que o estímulo musical seja para os cães, o cuidado com o volume da música é fundamental. Por sua audição apurada, capaz de ouvir sons tão baixos quanto de 16 e 20 Hz ou tão altos quanto de 70.000 e 100.000 Hz, o cachorro não pode se sentir incomodado com a audição.

Dessa forma, o mais recomendado é que se utilize um volume baixo, proporcionando um som ambiente agradável e relaxante para o pet.

 

Gostou do conteúdo?
Separamos alguns produtos que auxiliam contra o Stress sofrido pelos cães com barulho clique aqui, para acessar

Deixe uma resposta