gatos de apartamento
Gatos Saúde & Bem estar

Cuidados essenciais com gatos de apartamento

Os gatos são animais carinhosos, independentes e ótimos companheiros para diferentes tipos de ambientes. É possível tornar o local aconchegante e cômodo para o seu pet com algumas pequenas adaptações. Seja em um espaço mais amplo ou em um mais apertado. Nesse sentido, muitas pessoas se perguntam se cuidar de gatos de apartamento é uma tarefa muito complicada e trabalhosa.

A realidade é que os gatos vão necessitar de alguns cuidados específicos, mesmo se adaptando bem a espaços menores. Assim como os ambientes da moradia vão precisar de adequações para que essa convivência seja a mais harmoniosa para todos.

Entenda mais sobre os principais cuidados que devem ser tomados.

 

Proteção como prioridade

Gatos são animais muito ágeis, curiosos e com instinto de caça bastante aguçado. Com isso, é natural que eles percam a noção do perigo associado a alturas e objetos.

Dessa forma, é do espírito do animal o gosto por explorar cada canto da casa. Para prevenir acidentes envolvendo o bichinho, é fundamental investir na segurança do ambiente.

A instalação de telas de proteção nas janelas ou em qualquer fresta é um dos cuidados essenciais para manter o gato em segurança. A medida se justifica pela tendência instintiva dos gatos em fugir quando percebem uma brecha.

Também é muito importante mantê-los afastados de produtos químicos, removendo os itens que podem ser prejudiciais ao animal quando mastigados ou engolidos.

Do mesmo modo, as plantas domésticas que podem ser tóxicas aos gatos também devem ser removidas. O cuidado deve se estender aos produtos, medicamentos ou alimentos que podem ser abertos com facilidade pelo animal.

Equipamentos como lavadoras e secadoras devem ser mantidos com portas fechadas, em razão dos riscos de o gato se machucar quando estiver próximo do aparelho em funcionamento.

Castração de gatos

Ainda como uma medida de segurança, a castração é uma possibilidade a ser cogitada.

Gatos castrados não correm o risco de fugir por estarem no cio, o que costuma ser um período bastante conturbado, em razão do comportamento intranquilo do animalzinho.

Além de evitar fugas, a castração do gato é extremamente importante ao prevenir doenças, marcação de território e miados excessivos, que costumam incomodar os vizinhos.

 

Alimentação, limpeza e higiene

Não apenas para os gatos de apartamento, é fundamental investir em uma ração de qualidade para o bicho, seja ela seca ou úmida.

O ideal é que a alimentação seja adequada e balanceada, com a ração sendo colocada duas vezes ao dia. Preferencialmente pela manhã e à noite. Também é indicado que um bebedouro com água esteja sempre à disposição do gato.

O recipiente onde ele bebe e come deve ser lavado com frequência, evitando a proliferação de baratas e formigas, assim como algumas doenças provocadas por esses insetos ou outros.

A caixa de areia onde os bichanos fazem as suas necessidades também deve ser limpa e trocada com regularidade, de preferência todo dia.

Também é fundamental escovar o gato sempre que possível, assegurando que não se acumule sujeira pela casa. Na mesma oportunidade pode-se verificar se não há nenhum machucado no gato, já que alguns ferimentos só ficam perceptíveis com uma observação mais detalhada.

Por fim, passear com o gato pelo condomínio também é uma excelente dica para gastar a energia do peludo e expô-lo por um momento ao sol.

 

Gostou do conteúdo?

Temos um catalogo bem completo com todos os melhores produtos para gatos, para acessar clique aqui

Deixe uma resposta