como cuidar de aquário
Outros animais

Dicas para cuidar de aquário e manter seus peixinhos saudáveis

Você é uma daquelas pessoas que adora parar em frente ao aquário para contemplar os peixinhos? É provável que sim. Afinal, quem não adora fazer isso? No entanto, saiba que para preservar a beleza do aquário, bem como a saúde dos peixinhos, é importante adotar alguns cuidados. Assim, se você pensa em ter um aquário ou já tem, fique ligado nisso.

Neste artigo, apresentamos 4 dicas para cuidar de aquário, mantê-lo limpo e seus peixes saudáveis. Confira!

 

4 dicas importantes para cuidar de aquário

1. Limpe periodicamente o seu aquário

Via de regra, o seu aquário deve passar por uma limpeza mensalmente. O objetivo com isso é remover pequenas sujeiras que podem não apenas torná-lo aparentemente sujo, mas também prejudicar a saúde dos peixes.

A limpeza, vale dizer, deve ser feita tanto no aquário em si como nos instrumentos utilizados nele, como sistema de filtro, pedras decorativas, entre outros elementos.

Como destacado, embora a regra seja limpar o aquário uma vez ao mês, é importante mencionar que você deve sempre verificar se ele está sujo além do normal. Caso isso seja constatado, limpe-o.

 

2. Faça a manutenção da água

Para manter seu aquário limpo e seus peixes saudáveis, é importante não apenas fazer a limpeza periódica de seu aquário, mas também a manutenção da água usada nele. Com o tempo, a água apresenta dejetos (restos de comidas em decomposição, por exemplo) e fica turva, além de prejudicar a saúde dos peixes. Por isso, faça a manutenção da água sempre que verificar sujeiras nela além do normal.

Nesse sentido, outro ponto a se destacar é que, ao utilizar água da torneira para colocar no aquário, você deve deixá-la descansar por dois dias antes de fazer isso. Dessa forma, é possível que o cloro presente nela se evapore e que os metais pesados fiquem no fundo do recipiente. Esses elementos químicos podem prejudicar a saúde dos peixinhos.

 

3. Invista em um filtro de água

Para quem ainda não sabe, o sistema de filtro do aquário é um equipamento importante para manter a água limpa e os peixes saudáveis.

Ele é responsável por bombear e oxigenar a água. Além disso, contribui para a remoção de impurezas, fazendo o aquário apresentar as condições ideais para criar peixes.

No entanto, é importante destacar que você deve investir em filtro de água que seja compatível com o tamanho do seu aquário. Quanto maior ele for, mais água terá, logo precisará de um filtro mais potente para fazer o processo de bombeamento e oxigenação da água.

 

4. Alimente seus peixes apenas com ração

Por fim, como última dica, alimente seus peixes com ração adequada para eles, a qual pode ser encontrada em um petshop. Isso permite que seus peixes tenham saúde e cresçam com qualidade. Fora que se trata de uma alimentação que pode, ainda, reduzir seus esforços no sentido de limpar o aquário. Ela suja bem menos seu aquário.

Você gostou das nossas dicas para cuidar de aquário? Esperamos que sim! Para ler outros conteúdos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado?

 

clique aqui para acessar nosso catalogo de produtos para peixes

Deixe uma resposta