Outros animais

Saiba como limpar o aquário corretamente

Animais de estimação são aqueles tipos de amigos que completam o seu dia com muita alegria, sem contar que são ótimos companheiros que ajudam a diminuir os sentimentos de estresse e cansaço, após um dia longo e exaustivo.

Entre tantas opções de animais de estimação existem os peixinhos que, além de decorar o ambiente, promovem uma sensação de paz e tranquilidade. Porém, para quem deseja ter um ou vários peixes como mascote em sua casa, é preciso conhecer o passo a passo de como limpar o aquário corretamente.

Caso esteja em dúvidas de como realizar esse cuidado com os peixes, continue a leitura deste artigo no qual será explicado de maneira detalhada todos os passos.

 

Aprenda a como limpar o aquário corretamente

 

Para iniciar o processo de limpeza do aquário, é essencial ter os seguintes itens a disposição: uma esponja, um balde ou outro recipiente e o item principal que é o sifão.

Com a esponja em mãos, você irá esfregar todas as paredes internas de vidro do aquário. Sobre o movimento que será utilizado não faz tanta diferença, ou seja, você pode realizar movimentos circulares ou esfregar de cima para baixo, como preferir.

Na sequência, você deve introduzir o sifão dentro do aquário e a ponta da mangueira precisa ser colocada dentro do balde ou de qualquer outro recipiente que tenha naquele momento. Em seguida acione a bomba para que a água seja aspirada, lembrando que o sifão deve ficar próximo ao fundo do aquário.

O ideal é que nesse processo sejam retirados no máximo 30% da água existente no aquário, a qual será descartada. Ao concluir esse procedimento, reponha a água com cuidado para não atrapalhar os peixes. Essa nova água que será colocada deve ser limpa, não pode conter cloro e precisa estar na temperatura e com o pH adequado.

E lembre-se que é importante retirar todos os acessórios, tais como pedras, luzes, troncos e outros enfeites que podem acumular sujeiras, para que seja feita a higienização apenas com o auxílio de uma esponja e água sem cloro.

 

Descubra qual a frequência em limpar o aquário

 

O período exato em que deve ocorrer a limpeza do aquário é algo difícil de se estabelecer. Afinal de contas, existem diversos fatores que contribuem para aumentar as sujeiras daquele ambiente onde vivem os seus peixes.

Em outras palavras, é preciso analisar o tipo de filtro que você utiliza, o substrato que se coloca no aquário, enfim, a frequência em limpar o aquário depende muito da manutenção e da prevenção em evitar o acumulo de resíduos.

Recomenda-se que sejam feitos testes na água para conferir se os níveis de amônia estão adequados, verificar se o pH está equilibrado e ainda confirmar a quantidade de nitratos se está de acordo com a necessidade dos bichinhos. Esses exames devem ocorrer pelo menos uma vez na semana.

Mas, caso não tenha como fazê-los, fique atento a qualidade da água, observe se a água está turva ou ainda se há muitos resíduos flutuando pelo aquário.

 

Clique aqui para conhecer nosso catálogo de produtos para Aquarismo

Deixe uma resposta