Gatos

Os benefícios que os arranhadores podem trazer para os felinos

Ter um arranhador em casa para o seu gato não significa apenas livrar o seu sofá de ser destruído: significa também suprir as necessidades instintivas do bichano, além de estimular seu desenvolvimento e melhorar o seu comportamento

Manter um gato entretido dentro de casa pode ser uma tarefa não muito fácil, afinal, como são animais de personalidade, não é qualquer brinquedo que consegue chamar a atenção do bichano. Entretanto, existe um acessório que é imprescindível: o arranhador.

Embora domesticados, os gatos mantêm peculiaridades e hábitos de seus “parentes” maiores, como os leões, tigres e onças. Isso significa que, assim como os felinos selvagens, os gatos também demonstram seus instintos primordiais, como o de caçar, por exemplo.

Assim se faz necessária a inserção de brinquedos e objetos que estimulem esse instinto, como é o caso do arranhador. Sabendo disso, apresentamos diversos benefícios que os arranhadores podem trazer para o seu pet (e para você também).

Confira!

AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO

Por instinto, os felinos tendem a arranhar superfícies como forma de afiar e lixar suas unhas. Essa ação é muito comum aos gatos, já que se tratam de animais caçadores por natureza e, por isso, precisam de suas garras sempre conservadas.

O arranhador, portanto, se faz importante justamente por oferecer aos gatos essa possibilidade de manutenção das garras, auxiliando no seu desenvolvimento, desde filhote.

Além disso, o arranhador ainda auxilia no bem estar do animal, favorecendo a calma e a tranquilidade do pet, deixando o bichano mais feliz e entretido.

CONTROLA O COMPORTAMENTO

Gatos são animais extremamente temperamentais e imprevisíveis. É impossível saber de antemão como um felino vai reagir em determinada ocasião e ele sempre pode ter uma reação boa como também um comportamento agressivo.

Dessa forma, o arranhador serve como um objeto que favorece o estímulo comportamental natural do gato, o que pode deixá-lo menos irritadiço. Nesse mesmo âmbito, a relação pet e o seu dono também é beneficiada, já que os instintos naturais do bichano serão supridos, o que permite uma convivência muito mais harmoniosa.

Outro ponto positivo é que o arranhador também ajuda a controlar o comportamento e o ímpeto felino quando vários gatos convivem em um espaço.

EVITA A DESTRUIÇÃO DA CASA

Aqui temos um benefício para você, tutor. Com arranhadores em casa, seu gato não precisará mais afiar as garras no sofá, na cama ou em qualquer outro canto da casa, preservando seus móveis.

Por outro lado, esse aspecto está intimamente ligado com o item anterior: felinos são animais bastante espertos e observadores. Se ele percebe que ao arranhar um móvel consegue atrair a atenção do dono, então ele entenderá que toda vez que quiser que você olhe para ele, basta arranhar aquele mesmo lugar.

Com a presença de um arranhador, o gato passará a utilizar este acessório para chamar atenção e não mais o seu tão sofrido sofá.

Por fim, fica clara a importância de se ter o arranhador em casa. Para melhorar ainda mais, não coloque apenas um, espalhe vários pela casa, principalmente se for mais de um bichano. Existem diversos modelos que são desenvolvidos especialmente para atender as necessidades felinas.

Se quiser saber mais sobre mundo pet e conhecer os modelos de arranhadores, e outros acessórios, acesse agora o nosso site!

Deixe uma resposta