Como montar um lindo terrário para sua tartaruga

Que tal aprender a fazer um lindo terrário para a sua tartaruga? Vamos te ensinar o passo a passo de como montar um lugar adequado para o seu pet de sangue frio.

A construção de um terrário para sua tartaruga deve considerar alguns aspectos: superfície, higiene, iluminação e temperatura. Isso garantirá o bem-estar do seu pet.

Por isso, antes de adotar é preciso preparar sua residência para receber uma tartaruga, e apesar de possuir muitos modelos prontos em lojas especializadas, vamos lhe ensinar a montar um e o porquê de cada elemento que há nele.

 

Materiais necessários para fazer um terrário para sua tartaruga.

 

Recipiente: existem aquários específicos para a criação de tartarugas, eles são conhecidos como tortum. Geralmente em formato retangular, mais largo e longo que aquários convencionais.

São projetados para tartarugas tanto aquática, quanto terrestres, por isso possuem desníveis para a construção de área secas. Isso garante ao animal um local para tomar sol, se alongar e descansar.

Filtro da água: um terrário para a sua tartaruga deve contar com água limpa e para isso é importante o uso de um filtro, existem muitos modelos de filtros a disposição para aquários e terrários por isso consulte uma loja especializada.

Aquecimento: o sistema de aquecimento do terrário para sua tartaruga também é um ponto crucial para a manutenção da qualidade de vida do pet. Já que são criaturas semiaquáticas ou totalmente aquáticas e de sangue frio.

Precisa também um termostato visível ou termômetro para checagem da temperatura. Os repteis, como a tartaruga, precisam de radiação solar para sistematizar alguns nutrientes essenciais, por isso adquira lâmpadas especiais ou instale o terrário em um local com incidência direta de luz natural.

Decoração: a decoração do terrário para sua tartaruga não só traz beleza estética como também ajuda a trazer a familiaridade do seu habitat.

Dê preferência a pedras e trocos, além de areia para imitar o leio dos lagos e rios, você pode adicionar plantas naturais ou artificiais, sempre observado a qualidade dos materiais.

 

Passo a passo sobre como fazer um terrário para sua tartaruga.

 

Agora que adquiriu todos os materiais e comprou o filtro e o sistema de aquecimento, próprios para a profundidade e largura do seu recipiente, é hora de montar o terrário para sua tartaruga:

 

 

 

    • Lave bem o recipiente, para tirar toda a sujeira que possa estar acumulada, evite produtos sanitizantes corrosivos.

 

 

    • Após limpo e seco, instale o filtro no recipiente, procure uma posição que contribua para a circulação da água.

 

 

    • Em seguida instale o sistema de aquecimento em uma das laterais, de maneira que não interfira na filtragem da água ou na estética do terrário.

 

 

    • Preencha o fundo com areia, uma camada de cerca de três a quatro centímetros é o suficiente.

 

 

    • Na hora da decoração, seja criativo e coloque troncos e pedras no fundo do terrário para sua tartaruga se distrair, e também nas áreas secas.

 

 

    • Quando for colocar a água no recipiente cuidado para não arruinar a decoração, adicione a água limpa, potável e em temperatura ambiente, gradualmente até atingir o nível das áreas secas.

 

 

    • Por último instale a lâmpada especial que deve sempre estar apontada para área seca do terrário para sua tartaruga, ela deve ficar a cerca de 30 centímetro da superfície para evitar queimaduras no animal.

 

 

 

Agora você está pronto para montar um lindo terrário par sua tartaruga, visite nosso site e veja todas as opções que temos em materiais especializados para você.