Aves

Descubra qual o tipo de alimentação ideal para as aves

No Brasil, é bastante comum as pessoas terem cachorros e gatos como animais domésticos. No entanto, de uns tempos para cá (há bastante tempo, na verdade), as aves também têm virado o animal preferido de muitas pessoas, considerando não apenas a sua beleza, mas também sua inteligência e carinho. Muitas delas se apegam rapidamente aos donos.

Nesse contexto, uma dúvida muito comum entre as pessoas que desejam criar aves é sobre o tipo de alimentação ideal para esses animais. Com o objetivo de ajudar você nesse sentido, elaboramos este conteúdo para trazer algumas informações sobre o assunto. Confira!

Nutrientes que as aves necessitam

Para selecionar a alimentação ideal para sua ave é preciso, primeiro, saber quais são os nutrientes essenciais que uma ave precisa para se desenvolver com saúde.

Então, assim como os seres humanos, as aves precisam de diversos nutrientes para garantir uma vida saudável e cheia de energia. Não é à toa, por exemplo, que as aves costumam comer diversos alimentos, como, por exemplo, minhoca, arroz e semente de girassol. Cada alimento desses possui macro e micronutrientes que ajudam a ave a se manter saudável.

Mas, e então, conforme a Embrapa, a nutrição adequada é importante para que a ave se desenvolva. Uma nutrição rica, segundo esse órgão, inclui ingredientes de alta qualidade e com níveis nutricionais que atendem totalmente às necessidades desse animal, como, por exemplo, carboidratos, minerais, vitaminas, ácidos graxos essenciais, etc. Considerar tudo isso é importante para que selecione a melhor alimentação para sua ave.

Alimentação balanceada conforme espécie e cenário

Ainda que, de uma maneira geral, as aves necessitem de uma alimentação rica em determinados elementos nutricionais, é importante destacar que as dietas delas podem ser distintas, conforme sua espécie e ambiente em que vive.

Por isso, na hora de selecionar a alimentação ideal para sua ave, considere sua espécie e ambiente em que vive.

Além disso, é importante fazer outra ressalva. Muitas vezes, busca-se se inspirar em aves da natureza de mesma espécie para selecionar a alimentação de uma ave que vive no ambiente doméstico. Ainda que possam ser da mesma espécie, as duas vivem em ambientes distintos, que podem influenciar a forma como seu organismo lida com determinados elementos nutricionais.

Por exemplo, uma ave de natureza vive em um ambiente aberto. Para encontrar comidas, ela precisa gastar muita energia. De igual modo também precisa consumir mais alimentos para recompor as energias que gastou. No entanto, uma ave que vive em uma gaiola, em um habitat mais controlado, consome menos energia. Portanto, para esta ave não se recomenda o consumo de muitos alimentos, pois pode prejudicar sua saúde.

O ideal, em todo caso, é alimentar sua ave com ração que conte com os nutrientes necessários para que ela tenha sua saúde preservada. Alimentos gordurosos devem ser evitados, sobretudo para o animal que vive em gaiola e, que, portanto, gasta pouca energia.

Ainda ficou alguma dúvida com relação a este conteúdo? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudar você a selecionar a alimentação ideal para sua ave. A saúde e alimentação de sua ave é também uma de nossas preocupações!

Deixe uma resposta